quarta-feira, 2 de abril de 2008

Aquela minha outra parte!

Este é um texto,que eu li,em um livro de poesia,de Floberla Espanca,ela escreveu isso,descrevendo-se...acredito que nunca irei encontrar um texto que me descreva melhor...para as pessoas que não me conhecem bem,podem ficar espantadas,ao saber que a minha fria e sensivel personalidade,é isso que tudo que está descrito no texto...
(...)Vou descrever-lhe desde já meu caracter,sou triste,imensamente triste,duma tristeza amarga e doenti que a mim próopia me faz rir as vezes.É só disto que rio,e aqui tem V.Ex no meu caracter uma sombra negra,enorme,medonha:a hipocrisia!...Porque eu pareço alegre e toda a gente gaba a minha...alegria!(...).Mas ainda este é o primeiro defeito:o segundo,e para o mundo virtuoso e prático é simplesmente horrivel,é o sonhar;sonhar muito,olhar muito além,para longe de todos os que cantam,os que falam,os que riem!...
Tenho dias em que todas as pessoas me dão a impressão de pequeninas figuras de papel sem expressão,sem vida.
(...)Eu digo-lhes já como são meus cabelos e os meus olhos:o cabelo são negros,mas ainda assim nem tanto como minha alma,pelo menos com o vestido que traz hoje,e os olhos são pardos,sombrios,profundos e maus(...)
(...)Para que os que convivem comigo e que julgam-me conhecer-me,sou alegre,dizem-me alegre,porque sou blagueuse e ironica.
Não conto a ninguém esta tristissima inferioridade de me sentir uma exilada de toda alegria sã,franca:não mostro a ninguém a miséria de inadaptavel,de insaciada.
Detesto o ridiculo dum rosto olheirento melancolicamente debruçado com ares de vítima:tenho horror a todos os convencionalismos,ás frases feitas,ás palavras que já serviram.Incompreendida!
Quer quererá isto dizer?Quase nada...
Quem não compreendi sou eu:é que não compreendo os outros,os seus prazeres,os seus gostos,as suas fontes de água clara onde se lavam e onde se contemplam.
Não sou de maneira nenhuma uma pessimista,não!
Uma emotiva violenta,exaltada,cheia de élans,de voos que ultrapassam a vida e os vivos,isso sim!(...)
Até hoje não há ninguém que de mim se tenha aproximado que me não me tenha feito mal.Talvez por culpa minha,talvez..O meu mundo não é como os dos outros,quero demais,exijo demais,há em mim uma sede de infinito,uma angustia constante que eu nem mesma compreendo,pois estou longe de ser uma pessimista;sou antes uma exaltada,com uma alma intensa,violenta,atormentada,uma alma que se sente bem onde está,que tem saudades..sei la de que!
by,Floberla Espanca(1895-1930)

Ouvindo:Esperanza-Enrique Iglesias
Lendo:Non-Stop,Martha Medeiros
Pensando:JC

Nenhum comentário: